Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Cacique José Borges do Povo Tapuia (GO): educação escolar indígena e saberes específicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35416/geoatos.2021.8420

Resumen

O Povo Tapuia, vive na Terra Indígena Carretão I e II, localizada entre os municípios de Rubiataba e Nova América no estado de Goiás, Brasil. O objetivo desse texto é refletir sobre a Educação Escolar Indígena e os saberes específicos que compõem o currículo proposto pelo Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola Estadual Indígena Cacique José Borges. A questão basilar que norteou esse estudo foi: os conteúdos específicos propostos pelo currículo do PPP da Escola Estadual Indígena Cacique Jose Borges, é adequado para a realização de uma Educação Escolar Indígena que atenda as realidades do povo Tapuia? A abordagem é qualitativa e a metodologia utilizada foi a documental. Nesse sentido, o estudo minucioso do PPP constituiu no aporte para as discussões aqui apresentadas. Constatou-se que esse povo tem a Educação Escolar Indígena como ferramenta essencial na busca de autonomia e fortalecimento identitário, linguístico e sociocultural.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lorranne Gomes da Silva, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, CÂMPUS CORA CORALINA

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS, CÂMPUS CORA CORALINA, CIDADE DE GOIÁS (GO)

Odelfa Rosa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL CATALÃO (GO)

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL CATALÃO (GO)

Patrícia Francisca de Matos, UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL CATALÃO (GO)

PROFESSORA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS/REGIONAL CATALÃO (GO)

Citas

APPOLINÁRIO, F. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo, Atlas, 2009.

ARAÚJO, A. V. et. al. Povos Indígenas e a Lei dos “Brancos”: O Direito à Diferença. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. (Série Vias dos Saberes – Projeto Trilhas de Conhecimentos).

BETINI G. A. A construção do Projeto Político-Pedagógico da Escola. Revista Pedagogia Unipinhal. P. 37-44, 2005.

BICALHO, P. S. S. O Reconhecimento Indígena além do Direito: uma referência ao Povo Indígena Tapuia do Carretão. Fragmentos De Cultura, Goiânia, v. 25, n. 4, p. 573-584, out./dez. 2015.

BRAVO, R. S. Técnicas de investigação social: Teoria e exercícios. 7 ed. Ver. Madrid: Paraninfo, 1991.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL (1988). Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso: 03/03/2020

DIEGUES, Antônio Carlos. O mito moderno da natureza intocada. São Paulo, Hucitec, 1996.

DIRETRIZES PARA A POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. Caderno de educação básica. Comitê de Educação Escolar Indígena, 2’ed. Brasília: MEC/SEF/DPEF, p.24, 1994.

FERREIRA, R. Educação Escolar Indígena e Etnomatemática: a pluralidade de um encontro na tragédia pós-moderna. 2005. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo.

GADOTTI, M. O projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania. Revista de educação, ciência e cultura. Canoas, Centro Educacional La Salle de Ensino Superior, v. 1, n. 2, p. 33-41, 2000.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, p. 57-63, 1995.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo 2010. Disponível em: https://censo2010.ibge.gov.br/. Acesso: 19/02/2020.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, n. 118, março, p. 189-205, 2003.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LADEIRA, M. E. Desafios de uma política para a educação escolar indígena. Revista de Estudos e Pesquisas, v. 1, n. 2, p. 141-155, 2004.

LARAIA, R. A Cidadania e a Questão Étnica. In: TEIXEIRA, J. G. L. C. (Org.). A Construção da Cidadania. Brasília: Ed. Universidade de Brasília, p. 129-184, 1986.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M.E.D.A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, EPU, 1986.

MIGNOLO, W. La opción de-colonial: desprendimento y apertura. Un manifiesto y un caso. Tabula Rasa, Bogotá, Colombia, n. 8, p. 243-281, 2008.

NAZARENO, E. PIBID-diversidade: construção de bases epistemológicas na formação de professores indígenas. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), v. 3, n. 2 - Especial, p. 493-506, jan./jun.2017.

PROJETO POLÍTICO PEDÁGOGICO (PPP). Escola Estadual Indígena Cacique José Borges do Povo Tapuia (GO). Secretaria de Educação do Estado de Goiás (SEDUCE), Disponível em: https://site.educacao.go.gov.br/.

RICARDO, C. A. (Editor Responsável). Povos indígenas no Brasil: 1996/2000. Instituto Socioambiental (ISA), São Paulo, 2000.

RODRIGUES, E. M. R. Português Tapuia: um signo de resistência indígena. Revista Porto das Letras, Vol. 04, Nº 01. 2018.

PHILLIPIS, B.S. Pesquisa social: estratégias e táticas. Rio de Janeiro, Livraria Agir Editora, 1974.

SESAI. Secretaria Especial de Saúde Indígena. Dados locais, não publicado, 2020.

SILVA, L. G da. A luta pela terra, a luta pela vida: a interveniência das Políticas Públicas no Território do Povo Indígena Tapuia em Goiás. Ateliê Geográfico - Goiânia-GO, v. 7, n. 3, 2013, p.164-187.

TRINDADE, I. E. O fenômeno da monotongação no português Tapuio. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás, Faculdade de Letras, 2009.

VEIGA, I. P. A. Projeto político-pedagógico: uma construção coletiva. In: VEIGA, I. P. A. (Org.) Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 15.ed. Campinas: Papirus Editora, 2002.

Publicado

2021-04-14

Cómo citar

DA SILVA, L. G.; ROSA, O.; DE MATOS, P. F. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Indígena Cacique José Borges do Povo Tapuia (GO): educação escolar indígena e saberes específicos. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 5, p. 1–19, 2021. DOI: 10.35416/geoatos.2021.8420. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/geografiaematos/article/view/8420. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos