AGRICULTURA ORGÂNICA: ESTRATÉGIA CAPITALISTA PARA A (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO RURAL

Auteurs

  • Guilherme Magon Whitacker unesp

DOI :

https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i12.1613

Résumé

Reconhecendo os impactos, positivos e negativos, da modernização da agropecuária brasileira a partir da década de 1960 e do fortalecimento dos modelos alternativos de produção no espaço rural enquanto forma de enfrentamento a expansão do modo de produção capitalista entendemos que surgem novos espaços para a comercialização de produtos que apresentem algum diferencial para o consumidor. Amparada pelo discurso ideológico do desenvolvimento sustentável assistimos a uma expansão da agricultura orgânica a nível mundial. No Brasil, aproveitando-se de um espaço criado pelo próprio capitalismo, a mercantilização de uma prática alternativa tornou-se uma forma de domesticar os rebeldes, ou seja, aquilo que antes era sujo e feio tornou-se essencial. Em seus ciclos de expansão e reprodução, o capitalismo se apodera desta prática de produção e a transforma em um forte atrativo para aqueles que podem responder a todas exigências do mercado e transferirem suas tecnologias de produção, portanto, se falamos de produção, falamos de mercadoria, e é neste contexto que entendemos que o espaço rural (re)produzido dentro deste sistema adquire, de maneira mais acentuada, cada vez mais uma característica de mercadoria. Para realizarmos este trabalho nossa metodologia parte de uma revisão bibliográfica sobre o tema tendo como suporte os dados sobre a expansão desta prática agropecuária no país. Nosso objetivo será, portanto, demonstrar as possibilidades de expansão desta técnica de produção e a apropriação do capitalismo sobre a mesma.

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Comment citer

WHITACKER, G. M. AGRICULTURA ORGÂNICA: ESTRATÉGIA CAPITALISTA PARA A (RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO RURAL. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 1, n. 12, 2012. DOI: 10.35416/geoatos.v1i12.1613. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/geografiaematos/article/view/1613. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos