TURISMO E A VALORIZAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP
DOI :
https://doi.org/10.35416/geoatos.v1i11.418Résumé
Este trabalho foi gerado a partir das atividades desenvolvidas no Projeto “Turismo e valorização patrimônio cultural de Presidente Prudente”, do Núcleo de Ensino da FCT-Unesp, no ano de 2009. O público preferencial para esse estudo foram os alunos de terceira série (quarto ano) da Escola Municipal Ettore Marangoni no Distrito de Montalvão em Presidente Prudente. O objetivo foi dar a oportunidade a estes alunos a elaborarem uma percepção espacial, ou seja, conhecer a paisagem local (espaço vivido), e não restringir somente a constatação e a descrição do lugar, como reconhecimento dos principais monumentos históricos e culturais de Presidente Prudente e a conscientização sobre o papel do cidadão local na preservação e valorização do patrimônio cultural no município. Comprovou-se que estas crianças têm um contato muito reduzido com os espaços de convivência e lazer da cidade. O trabalho foi organizado segundo a metodologia de aula-passeio de Freinet. Dessa forma, foram organizadas as seguintes atividades: Saída a campo com os alunos para conhecer e interagir com os lugares; Relatos da experiência vivida onde cada criança contou sobre suas impressões; e, a confecção de desenhos, ao analisar esta produção ficou evidenciada a importância da interação com os lugares visitados.