PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM ANÁLISE - ESPECIFICIDADES DOS ENSINOS SUPERIOR E NÃO SUPERIOR
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1692Keywords:
Profissão, profissionalidade, ensinar, profissionalidade docente.Abstract
Neste artigo são examinados os descritores do conceito de profissionalidade e as suas particularidades quando aplicados à actividade docente. A análise desenvolvida fundamenta-se nos caracterizadores de profissionalidade mais consensuais na literatura do campo teórico da sociologia das profissões. Os factores histórico-sociais que subjazem à representação da actividade docente, dentro e fora da comunidade dos seus praticantes, são confrontados com as práticas de ensino no que se refere a poder, saber próprio, clareza da função social desempenhada e sentido de comunidade profissional. Na análise desenvolvida, examinam-se e procuram explicar-se as diferenças observáveis, no quadro de representação social da docência, entre docentes de ensino superior e não superior.
Downloads
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.