PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM ANÁLISE - ESPECIFICIDADES DOS ENSINOS SUPERIOR E NÃO SUPERIOR

Autores/as

  • Maria do Céu Roldão Centro de Investigação CESC (Centro de Estudos da Criança), Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v12i13.1692

Palabras clave:

Profissão, profissionalidade, ensinar, profissionalidade docente.

Resumen

 Neste artigo são examinados os descritores do conceito de  profissionalidade e as  suas particularidades quando aplicados à actividade docente.  A análise desenvolvida  fundamenta-se nos caracterizadores de profissionalidade mais consensuais  na  literatura do campo teórico da sociologia das profissões. Os factores histórico-sociais que subjazem à representação da actividade docente, dentro e fora da comunidade dos seus praticantes, são confrontados com as práticas de ensino no que se refere a poder, saber próprio, clareza da função social desempenhada e sentido de comunidade profissional. Na análise desenvolvida, examinam-se e procuram explicar-se as diferenças observáveis,  no quadro de representação social da docência, entre docentes de ensino superior e não superior.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

ROLDÃO, M. do C. PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM ANÁLISE - ESPECIFICIDADES DOS ENSINOS SUPERIOR E NÃO SUPERIOR. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 12, n. 13, 2005. DOI: 10.14572/nuances.v12i13.1692. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/1692. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.