O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DOCENTE

Autores/as

  • Márcia Regina do Nascimento Sambugari Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1099

Palabras clave:

Estágio, socialização, professores

Resumen

Este artigo discute o estágio como espaço de investigação da socialização do exercício docente por meio da pesquisa sobre a socialização entre alunos estagiários do curso de Pedagogia de uma instituição pública de ensino superior do interior do estado de Mato Grosso do Sul e professoras da escola básica. Partiu-se da problemática do enfrentamento da formação dos alunos em um percurso anterior, durante o qual já adquiriram modos de pensar e apreciar o exercício docente como alunos em toda a vida familiar, escolar e social, em face do que vão vivenciar nas salas de aula durante o estágio. Apresenta o caminho teórico-metodológico percorrido, que consistiu em exercício analítico na construção do conceito de socialização, sob a perspectiva da sociologia da educação. Os dados foram coletados por meio de questionário para caracterização dos sujeitos, sessões de observação nos momentos de estágio de quatro acadêmicos e as respectivas professoras que os receberam em sua sala de aula, gravação das reuniões de orientação de estágio na Universidade, registro dos diários de estágio e realização de entrevista. A análise apontou o quanto os percursos de cada um marcam suas vidas, traduzindo modos de pensar e agir a partir dessas vivências, provocando diversidades na socialização, ainda que com certa regularidade, advindas dessas características sociais e pessoais. Dessa maneira, as ideias e informações sobre a docência transmitidas pelas professoras aos futuros professores provocaram diversas reações.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1099

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

SAMBUGARI, M. R. do N. O ESTÁGIO COMO ESPAÇO DE INVESTIGAÇÃO DA SOCIALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DOCENTE. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 20, n. 21, p. 99–116, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v20i21.1099. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/1099. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê

Artículos más leídos del mismo autor/a