ANALISE DE AMBIENTES DE GEOMETRIA DINAMICA COLABORATIVA DO PONTO DE VISTA DA ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL

Autores/as

  • Franck Bellemain Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2936

Palabras clave:

Geometria dinâmica, CSCL, Orquestração instrumental

Resumen

Existem muitos software implementando a geometria dinâmica desde os anos 80. Alguns deles propõem funcionalidades de comunicação síncrona permitindo a troca distante de conteúdos de geometria. Mesmo se a disponibilidade de tais funcionalidades é muito importante para dar suporte à colaboração entre parceiros, ela não garante essa colaboração assim como aprendizagens: a concepção e a conduta das situações de aprendizagem colaborativa continuam primordiais. Nesse sentido, nos interessar-nos-emos ao estudo, do ponto de vista da orquestração instrumental, do que três de tais ambientes de geometria dinâmica colaborativa (Geogebra, Tabulae e ‘Regua e compasso’) oferecem não somente para a comunicação síncrona, mas também para a concepção e conduta de situações de aprendizagem colaborativa.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2936

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Franck Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Expressão Gráfica/CAC/UFPE

Publicado

2014-11-28

Cómo citar

BELLEMAIN, F. ANALISE DE AMBIENTES DE GEOMETRIA DINAMICA COLABORATIVA DO PONTO DE VISTA DA ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 18–38, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2936. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2936. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê