ANALISE DE AMBIENTES DE GEOMETRIA DINAMICA COLABORATIVA DO PONTO DE VISTA DA ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL

Auteurs

  • Franck Bellemain Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2936

Mots-clés :

Geometria dinâmica, CSCL, Orquestração instrumental

Résumé

Existem muitos software implementando a geometria dinâmica desde os anos 80. Alguns deles propõem funcionalidades de comunicação síncrona permitindo a troca distante de conteúdos de geometria. Mesmo se a disponibilidade de tais funcionalidades é muito importante para dar suporte à colaboração entre parceiros, ela não garante essa colaboração assim como aprendizagens: a concepção e a conduta das situações de aprendizagem colaborativa continuam primordiais. Nesse sentido, nos interessar-nos-emos ao estudo, do ponto de vista da orquestração instrumental, do que três de tais ambientes de geometria dinâmica colaborativa (Geogebra, Tabulae e ‘Regua e compasso’) oferecem não somente para a comunicação síncrona, mas também para a concepção e conduta de situações de aprendizagem colaborativa.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2936

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Franck Bellemain, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Expressão Gráfica/CAC/UFPE

Publiée

2014-11-28

Comment citer

BELLEMAIN, F. ANALISE DE AMBIENTES DE GEOMETRIA DINAMICA COLABORATIVA DO PONTO DE VISTA DA ORQUESTRAÇÃO INSTRUMENTAL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 25, n. 2, p. 18–38, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v25i2.2936. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2936. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê