O ESPAÇO DA ESCOLA COMO LOCAL DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DE DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v18i19.344Palabras clave:
Espaço escolar, sentido e significado, transformação pessoalResumen
Esse artigo refere-se a pesquisa efetivada em duas escolas de rede pública municipal de uma cidade do norte de Santa Catarina. Seu objetivo foi verificar os sentidos e significados de professores a respeito dos espaços escolares em instituições de ensino básico, em contexto urbano e rural e seu potencial no que tange à transformação pessoal e profissional. A fim de perceber as conexões existentes entre o espaço físico e subjetivo constituído nos aspectos relacionais, optou-se pela pesquisa qualitativa executada através de entrevistas abertas, semi-estruturadas e observações de campo. As entrevistas efetuaram-se com os diretores, professores e estudantes do ensino fundamental de ambas as escolas. No total foram entrevistados dois diretores, quatro professores e vinte estudantes. Esse artigo apresenta algumas reflexões oriundas das análises das entrevistas realizadas com os professores. Os relatos docentes convergem para um reconhecimento da escola como espaço de crescimento, voltado à promoção pessoal, profissional e social.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.