O ESPAÇO DA ESCOLA COMO LOCAL DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DE DOCENTES

Autores/as

  • Maryahn Koehler Silva
  • Elzira Maria Bagatin Munhoz

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v18i19.344

Palabras clave:

Espaço escolar, sentido e significado, transformação pessoal

Resumen

Esse artigo refere-se a pesquisa efetivada em duas escolas de rede pública municipal de uma cidade do norte de Santa Catarina. Seu objetivo foi verificar os sentidos e significados de professores a respeito dos espaços escolares em instituições de ensino básico, em contexto urbano e rural e seu potencial no que tange à transformação pessoal e profissional. A fim de perceber as conexões existentes entre o espaço físico e subjetivo constituído nos aspectos relacionais, optou-se pela pesquisa qualitativa executada através de entrevistas abertas, semi-estruturadas e observações de campo. As entrevistas efetuaram-se com os diretores, professores e estudantes do ensino fundamental de ambas as escolas. No total foram entrevistados dois diretores, quatro professores e vinte estudantes. Esse artigo apresenta algumas reflexões oriundas das análises das entrevistas realizadas com os professores. Os relatos docentes convergem para um reconhecimento da escola como espaço de crescimento, voltado à promoção pessoal, profissional e social.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v18i19.344

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2011-06-20

Cómo citar

SILVA, M. K.; MUNHOZ, E. M. B. O ESPAÇO DA ESCOLA COMO LOCAL DE TRANSFORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL DE DOCENTES. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 18, n. 19, p. 15–26, 2011. DOI: 10.14572/nuances.v18i19.344. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/344. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê