Educação, homofobia e barbárie
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10241Mots-clés :
Escola, Documentário, PreconceitoRésumé
O artigo configura o recorte de uma pesquisa maior, intitulada Mosaico de imagens: escola, preconceito e violência no debate da produção audiovisual LGBTQIA+, e tem como meta discorrer sobre o documentário Se essa escola fosse minha (2017), de Fellipe Marcelino e Letícia Santos. Considerando a necessidade de recorte do objeto, o presente estudo prioriza as declarações de alguns entrevistados e suas respectivas relações com escolas que ainda flertam com o modelo hegemônico cisgênero e heteronormativo. Para análise do material, recorremos aos textos de Teixeira Filho (2013) e Butler (2021), que se centram, basicamente, em questões que envolvem intolerância, violência e discurso de ódio. Em linhas gerais, detectou-se a insatisfação de grupos adolescentes LGBTs com a sala de aula. Tal insatisfação impulsionava os jovens a abandonarem os estudos ou a migrarem de uma escola para outra em busca de um espaço seguro que acolhesse a diferença e não naturalizasse a barbárie.
Téléchargements
Références
ADORNO, T. Educação após Auschwitz. In: ADORNO, T. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Orientação Sexual. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documento/BNCC-APRESENTACAO.pdf. Acesso em: 15 jan. 2024.
BUTLER, J. Discurso de ódio: uma política do performativo. São Paulo: Editora Unesp, 2021.
CASTAÑEDA, M. A experiência homossexual: explicações e conselhos para os homossexuais, suas famílias e seus terapeutas. São Paulo: Editora Girafa, 2007.
FILIPE, F. A; SILVA, D. S; COSTA, A. C. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio: avaliação e políticas públicas educacionais. Rio de Janeiro, v. 29, n. 112, p. 783-803, 2021. DOI: 10.1590/S0104-40362021002902296. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/PbZbjrWHzzQ3Yt4LBFzK6NF/. Acesso em: 15 jul. 2023.
MARCELINO, F. R.; SANTOS, L. E. L. Se essa escola fosse minha. Memorial descritivo. Brasília: Universidade de Brasília; Faculdade de Comunicação, 2017.
MELO, C. T. V. O documentário como gênero audiovisual. Comunicação & Informação, Goiânia, Goiás, v. 5, n. 1/2, p. 25–40, 2012. DOI: 10.5216/c&i.v5i1/2.24168. Disponível em: https://revistas.ufg.br/ci/article/view/24168. Acesso em: 15 jul. 2023.
SILVA, E. L. Pânico moral e as questões de gênero e sexualidade na BNCC: debates e posicionamentos em torno da finalidade do ensino de História. História, Histórias, Brasília, v. 8, n. 16, p. 143–169, 2020. DOI: 10.26512/rhh.v8i16.31928. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/hh/article/view/31928. Acesso em: 15 jul. 2023.
TEIXEIRA FILHO, F. S. Psicologia e Teoria Queer: das identidades aos devires. 2013. 200 f. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Assis, 2013.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Nuances: Estudos sobre Educação 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.