POSSIBILIDADES NO TRATAMENTO DA HISTÓRIA DISCIPLINAR DA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO POR MEIO DA CULTURA ESCOLAR
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i1.2726Mots-clés :
disciplina acadêmica, história da educação, cultura escolarRésumé
A proposta deste artigo é apresentar como possibilidade o tratamento da história da disciplina História da Educação na perspectiva da cultura escolar. Para tanto, inicia-se com a abordagem da história da própria disciplina, que originária nos cursos de formação de professores, disseminou-se pelo mundo a partir do início do século XX. Na sequência, são apresentados os usos do termo cultura, propriamente nas ciências humanas e no interior da disciplina História com o desenvolvimento da chamada Nova História. No contexto da pesquisa em História da Educação, aborda-se a cultura escolar como objeto e categoria histórica e a possível construção de uma história do ensino, que responda a intenção de fazer uma história de dentro, ou seja, a reconstrução de uma disciplina por meio de suas práticas escolares e ação dos agentes educacionais.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.