PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DE ÁLVARES MACHADO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO

Auteurs

  • Edimar Aparecido da Silva Universidade Estadual Paulista
  • Yoshie Ussami Ferrari Leite Universidade Estadual Paulista

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2819

Mots-clés :

Sistemas Apostilados de Ensino, Percepções dos Professores, Redes Municipais de Ensino

Résumé

O artigo, parte da dissertação de mestrado “Sistemas apostilados de ensinos: as percepções dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de Álvares Machado-SP” analisa as percepções dos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino de Álvares Machado-SP, sobre a utilização de um Sistema Apostilado de Ensino (SAE) na sala de aula. Sob uma abordagem qualitativa, a pesquisa constituiu-se como um estudo de caso, e a coleta de dados foi feita por meio de questionários aplicados a trinta e seis professores e interpretados metodologicamente a partir da “análise de conteúdo”. Os resultados indicaram que a maioria dos professores tem uma percepção positiva em relação à utilização do SAE. Recomenda-se aos elaboradores das políticas educacionais municipais, aos conselhos municipais, às instituições formadoras, aos gestores escolares e aos professores, que fortaleçam os espaços de discussões e debates para melhor definir as políticas públicas municipais, refletindo sobre as parcerias público-privadas.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2819

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Edimar Aparecido da Silva, Universidade Estadual Paulista

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" - Presidente Prudente (2010) e Mestrado em Educação (2013) pela mesma instituição. Atualmente é diretor de escola na Rede Municipal de Presidente Prudente-SP. Tem experiência na área de Educação, como professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e na formação contínua de professores e gestores escolares, atuando principalmente nos seguintes temas: Legislação e Políticas Educacionais; Municipalização do Ensino; Financiamento da Educação e Administração e Supervisão Escolar/Educacional. 

Yoshie Ussami Ferrari Leite, Universidade Estadual Paulista

Livre-docente pela FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente, Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, com Estágio de Pós-Doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo. Professora Adjunta do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da FCT/Unesp/Campus de Presidente Prudente. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais e escola pública. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de professores, políticas públicas e espaço escolar e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação, no período de 2004 a 2007.

Publiée

2015-05-26

Comment citer

DA SILVA, E. A.; FERRARI LEITE, Y. U. PERCEPÇÕES DOS PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DE ÁLVARES MACHADO SOBRE A UTILIZAÇÃO DOS SISTEMAS APOSTILADOS DE ENSINO. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, p. 94–115, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i0.2819. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2819. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê