EDUCAÇÃO MORAL NA CONTEMPORANEIDADE: UMA ANÁLISE DE PROJETOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DO ESTADO DE SÃO PAULO
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i0.2822Mots-clés :
Sociedade Contemporânea, Escola, Educação MoralRésumé
Nos dias atuais, identificamos uma frequente denúncia por parte de pesquisadores, educadores e familiares de que a escola tem sido palco de violência, indisciplina e desrespeito. Desse modo, temos o intuito de responder ao seguinte questionamento: estariam as escolas públicas brasileiras realizando projetos de modo a orientar os alunos a viverem em sociedade de forma mais harmônica e com base em valores morais ou éticos? Para tanto, realizamos revisão teórica e análises de 150 questionários respondidos por agentes escolares de escolas públicas do Estado de São Paulo. Acreditamos que é papel da escola educar moralmente os alunos e constatamos que os agentes escolares apontam que a educação moral deve acontecer na escola, principalmente para fomentar a formação da cidadania dos alunos. Contudo, verificamos que falta formação aos educadores, de modo que contemplem critérios adequados para realizar esse tipo de educação e alcancem a finalidade de formar indivíduos moralmente autônomos.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.