PSICANÁLISE, ÉTICA E INCLUSÃO ESCOLAR
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i2.3185Mots-clés :
psicanálise, inclusão escolar, ética, educaçãoRésumé
Este artigo tem como objetivo central investigar as formas que o discurso sobre a Educação Inclusiva assume na contemporaneidade e alguns efeitos desse discurso para a subjetividade das crianças, pais e profissionais da escola. Para isso, realizamos inicialmente um levantamento bibliográfico acerca da inclusão escolar apresentando as origens desse movimento, os principais marcos legais que organizam o campo e as perspectivas teórico-críticas atuais. Em seguida, apresentamos elementos do discursivo sobre a inclusão analisados à luz da noção de ética apresentada por Lacan no Seminário, livro 7: A Ética da Psicanálise e algumas contribuições que esta noção psicanalítica pode aportar para a Educação Inclusiva.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.