SIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO E SEQUÊNCIA EXPANDIDA: UMA PROPOSTA CRIATIVA PARA TRABALHAR COM TEXTOS LITERÁRIOS
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i3.3637Mots-clés :
Letramento literário, Conhecimento, Interesse na Leitura, Sequência expandidaRésumé
Um dos desafios no ensino de Literatura deve-se a falta de interesse dos alunos pela temática. Isto pode acontecer devido ao fato de muitos textos serem explorados desarticulados de um contexto, não possibilitando significação do conhecimento pelo aluno. Consideramos o letramento literário como uma possibilidade de ensino e aprendizagem das obras literárias, desde que se apoie em propostas que envolvam a interpretação autônoma (inferências) do aluno no processo que implica o conhecer. Nossa pesquisa é bibliográfica e visa analisar uma proposta de sequência expandida, como trabalho norteador do ensino de literatura. Para sua aplicação, elegemos uma obra literária a ser aplicada com alunos do ensino médio, em interlocuções com textos de diferentes gêneros. Concluímos que a proposta pode despertar o interesse dos alunos devido ao procedimento reflexivo e construtivo gradual promovido à medida que os alunos são convocados a relacionar-se ativamente com vários conhecimentos sobre a obra em questão.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.