PERSISTÊNCIA EDUCACIONAL E EXCLUSÃO SOCIAL ENTRE JOVENS QUE VIVEM EM MORADIA DE ACOLHIMENTO NA AFRICA DO SUL

Auteurs

  • Adrian D. Van Breda
  • Lisa Dickens

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3816

Mots-clés :

Cuidados assistenciais, Persistência educacional, Exclusão social do jovem

Résumé

Educação é reconhecida como a chave para o sucesso na vida adulta. As pesquisas confirmam que altos índices educacionais, notadamente ao completar a educação secundária e particularmente ao completar uma qualificação superior, aumenta, significativamente as possibilidades de emprego. Na África do Sul, mais do que na maioria dos países, a persistência educacional e o emprego são os maiores desafios dos jovens. Considerando o contexto de universal vulnerabilidade dos jovens, este texto mostra que jovens residindo em moradias de acolhimento são particularmente vulneráveis no que se refere a persistência educacional e emprego. Toma-se a teoria da exclusão social como referência para discutir essa vulnerabilidade e, desta forma, contribuir para um melhor encaminhamento educacional de jovens que vivem essa situação.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3816

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2015-09-22

Comment citer

VAN BREDA, A. D.; DICKENS, L. PERSISTÊNCIA EDUCACIONAL E EXCLUSÃO SOCIAL ENTRE JOVENS QUE VIVEM EM MORADIA DE ACOLHIMENTO NA AFRICA DO SUL. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 1, p. 22–41, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i1.3816. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3816. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê