RELAÇÕES COM A ESCOLA E EXPECTATIVAS QUANTO AO FUTURO EM JOVENS BRASILEIROS
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3818Mots-clés :
Adolescentes, Escola, Desenvolvimento Humano, Expectativas futurasRésumé
Este trabalho teve o objetivo de analisar as percepções de jovens brasileiros sobre as relações com a escola, suas expectativas quanto ao futuro e ao desempenho escolar. Participaram 3.081 jovens de 11 a 24 anos, de diversas regiões do Brasil, que responderam a um questionário sobre fatores de risco e proteção. Os dados indicaram que os jovens possuem uma visão positiva da escola e de seus professores. Essas percepções são diferenciadas pela idade e pelo desempenho escolar, visto que os mais velhos e com melhor desempenho tendem a perceber de maneira mais positiva as relações com a escola. Esses aspectos também contribuem para suscitar diferenças nas expectativas quanto ao futuro dos jovens. Salienta-se a importância de considerar as percepções dos jovens sobre a escola, pois estas se relacionam com o desempenho acadêmico e com o desenvolvimento psicossocial em um sentido mais amplo.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.