EDUCAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO: ALIENAÇÃO DA FUNÇÃO SOCIAL DA ATIVIDADE PRODUTIVA NA FORMAÇÃO DA JUVENTUDE
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3820Mots-clés :
Trabalho, Educação, Consciência, AlienaçãoRésumé
O objetivo desse texto é analisar a formação da consciência na atividade educativa para o trabalho, segundo observações feitas em projetos de pesquisa que foram realizados no ano de 2014. Tem como foco a formação do pensamento sobre a realidade social e sua produção pelos homens. Fundamenta-se, na concepção materialista, histórica e dialética e toma como eixo a formação da consciência e da alienação no processo educativo, compreendendo a juventude na unidade que vai da infância à vida adulta e analisando implicações da prática educativa para o pensamento na atividade produtiva. As análises giram em torno de como se forma uma concepção sobre o trabalho no jovem, e como essa forma de pensar permanece no sujeito trabalhador adulto. Considera-se, ao final, que um tipo específico de pensamento fundamentado na crença tem orientado esses sujeitos na compreensão da realidade sobre a vida social.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.