Concepções de professores sobre o ensino integrado nos institutos federais
Uma análise a partir de uma formação continuada colaborativa
DOI :
https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.8416Mots-clés :
Formação de Professores, Educação Profissional e Tecnológica, ColaboraçãoRésumé
Este artigo traz resultados de uma pesquisa que analisou as contribuições de uma formação continuada para possíveis mudanças de concepções de professores sobre Educação Profissional e Tecnológica (EPT). No âmbito da EPT, o termo “formação integrada” apresenta uma certa polissemia. Em meio a isso, o Ensino Médio Integrado (EMI) busca a superação da divisão social do trabalho. Assim, fomentar uma educação profissional que contemple os princípios da formação integrada, atendendo a todos de maneira igualitária, é entender qual a concepção que o professor tem desta. Neste contexto, traz-se aqui um olhar sobre as concepções dos professores antes e após vivenciarem uma formação que teve no enfoque colaborativo o diferencial para a compreensão dos princípios e finalidades da EPT. Seguindo abordagem qualitativa de natureza descritivo-explicativa e caráter intervencionista, foi elaborada, aplicada e analisada uma atividade de extensão (curso), tendo como principal instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os sujeitos são docentes da carreira do magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) atuantes no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Os resultados apontam a predominância inicial de uma concepção voltada para o mercado de trabalho. A partir da vivência da formação, o entendimento passou a ser o de uma formação humana integral, olhando para o mundo do trabalho. Em suma, evidenciou-se que uma formação continuada sob o enfoque colaborativo, que contemple os conhecimentos prévios, os anseios e a realidade de atuação profissional dos docentes, ofertada no seu próprio espaço de trabalho, lhes possibilita a construção de novos saberes e uma melhor apropriação dos princípios e finalidades da EPT.
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