A FORMAÇÃO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CORUMBÁ/MS: LIMITES E PERSPECTIVAS
DOI :
https://doi.org/10.14572/nuances.v19i20.984Mots-clés :
Formação continuada, professor, prática pedagógicaRésumé
Neste artigo são apresentados alguns dados referentes à pesquisa realizada sobre a formação continuada sob o ponto de vista de professores. Quais cursos são oferecidos aos professores da rede municipal de ensino de Corumbá? Qual a importância desses cursos na visão dos professores? Partindo dessas questões iniciais, o estudo teve como finalidade conhecer a visão de professores que atuam do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental sobre a contribuição dos cursos de formação continuada oferecidos pela Secretaria Executiva de Educação (SEED) de Corumbá, MS, no período de 2008 a 2010. A metodologia da pesquisa pautou-se na revisão de estudos sobre a temática e no levantamento de documentos sobre os cursos de formação continuada oferecidos no período, para a identificação dos cursos e dos professores participantes. Com base nessas informações, foram selecionadas seis professoras que responderam ao questionário elaborado com questões fechadas e abertas. Os dados foram organizados sob forma de quadros e analisados com base na discussão dos autores que abordam a temática investigada. A análise dos dados apontou um empobrecimento dos cursos de formação continuada, principalmente por conta da racionalidade técnica, com um formato que ignora o perfil e as necessidades formativas e culturais das professoras, bem como a realidade de cada escola, ao propor encontros polarizados. Com a pesquisa, buscou-se contribuir para a discussão sobre formação continuada de professores centrada em ações contextualizadas, dinâmicas, críticas e coletivas.
Téléchargements
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.