OS ESTÁGIOS DE ENSINO: NOVAS QUESTÕES PARA VELHOS PROBLEMAS
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v20i21.1100Palavras-chave:
Formação de professores, estágio obrigatório, prática docente, PedagogiaResumo
O objetivo desse trabalho é analisar como o estágio tem se constituído no curso de formação de professores, a partir de seus desafios, limites e possibilidades, na perspectiva de refletir sobre as novas questões que se colocam hoje para o desenvolvimento desse componente curricular na escola de educação básica. Para tanto, foram retomados aspectos que envolvem a realização dessa prática na escola de Educação Básica com a finalidade de repensar as propostas de estágio de forma que possam contemplar diferentes aspectos da aprendizagem do ofício docente, ainda na formação inicial, estendendo-se ao espaço escolar mediante o envolvimento de seus profissionais com essa atividade, sem desconsiderar os “velhos problemas” que há muito tempo perpassam a efetivação do estágio. Em razão desses velhos problemas que essa atividade ainda enfrenta, é preciso aprofundar a discussão acerca dessa temática para que seja possível construir um referencial que dê conta de explicitar as condições de constituição do ofício docente vivenciado pelos futuros professores quando de suas inserções pela prática nas escolas de educação básica, de forma a contemplar as novas questões se colocam como referência para alavancar esse debate.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.