UMA ARTICULAÇÃO TEÓRICA PARA ANÁLISE DE UM PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v25i2.2970Palavras-chave:
Gênese instrumental, Professores polivalentes, Educação Matemática, Tecnologia educacionalResumo
Nesse artigo apresentamos a articulação teórica que fundamentou a análise dos dados de uma pesquisa de mestrado no período de 2012-2013, que buscou compreender os processos vivenciados e os conhecimentos mobilizados e construídos por acadêmicos de um curso de Pedagogia tendo em vista a integração da tecnologia à sua futura prática. Para tanto, realizamos uma articulação teórica entre as Teorias da Instrumentação e da Abordagem dos Conhecimentos Pedagógicos Tecnológicos do Conteúdo, que favoreceu a análise do processo de integração da tecnologia na prática pedagógica dos futuros professores dos anos iniciais. Para ilustrar essa articulação trazemos alguns dados de nossa pesquisa oriundos de um projeto de extensão realizado com acadêmicos de um curso de Pedagogia. As análises evidenciam que essa proposta de formação favoreceu o processo de construção de conhecimentos de futuros professores para o ensino de Matemática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.