Processo educacional na internet: a dialética do conhecimento e da informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9119

Palavras-chave:

Conhecimento, Informação, Atitude

Resumo

Este artigo explora o problema de transformar as informações que um usuário recebe na Internet em conhecimento. O trabalho visa encontrar um fator prioritário que garanta maior grau de precisão na transformação da informação da Internet em conhecimento humano. Foi demonstrado que a natureza da World Wide Web torna difícil traduzir as informações que chegam a uma pessoa em conhecimento. Conclui-se que a condição para a conversão da informação recebida pelo usuário na Internet é sua atividade cognitiva, condicionada, em primeiro lugar, pelo desenvolvimento de sua esfera ideológica e de valores. Se uma pessoa cognoscente tem valores e atitudes suficientemente desenvolvidos e estáveis, então ela se realiza com sucesso como um sujeito em desenvolvimento, um participante ativo na cognição. Ao contrário, um valor insuficientemente estável e uma esfera atitudinal podem levar a uma percepção passiva da informação pelo indivíduo, adaptação à realidade etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vladimir Dmitrievich Emel'yanenko, Bryansk State University named after I. G. Petrovsky, Bryansk

Assistant professor.

Aleksandr Nikolaevich Vetoshko, Bryansk State University named after I. G. Petrovsky, Bryansk

Assistant professor.

Alexei Vadimovich Zolotarev, Bryansk State University named after I. G. Petrovsky, Bryansk

Assistant professor.

Konstantin Anatolievich Matakov, Bryansk State University named after I. G. Petrovsky, Bryansk

Assistant professor.

Irina Vladimirovna Malashenko, Bryansk State University named after I. G. Petrovsky, Bryansk

Assistant professor.

Referências

ANTONOVA, Y. V. Information culture of international students in the global information space. Human Capital, v. 2, n. 110, p. 49-58, 2018.

ASEEVA, O. V. The influence of the internet on the development of the cognitive activity of youth. Modern Research of Social Problems (Electronic Scientific Journal), v. 6, n. 14, p. 6, 2012.

BARR, N.; PENNYCOOK, G.; STOLZ, J. A.; FUGELSANG, J. A. The brain in your pocket: Evidence that Smartphones are used to supplant thinking. Computers in Human Behavior, v. 48, p. 473-480, 2015 DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2015.02.029

BUTAKOVA, L. O. Kniga – istočnik znanij? (Subʺektivnaja semantika leksem kniga, kompʹjuter, planšet, Internet) [The Book – a Source of Knowledge? (Subjective Semantics of Lexemes Book, Computer, Tablet, Internet)]. Russkii Yazyk v Shkole [Russian Language at School], Moscow, v. 80, n. 4, p. 36-44, 2019. DOI: https://doi.org/10.30515/0131-6141-2019-80-4-36-44

CARR, N. G. The shallows: What the Internet is doing to our brains. New York: W. W. Norton & Company, 2010.

CARR, N. G. Dummy: what the Internet is doing to our brains. St. Petersburg: Best Business Books, 2012.

CASTELLS, M. The Internet galaxy: Reflections on the Internet, Business and Society. Oxford: Oxford University Press, 2001.

ÇEKER, E.; ÖZDAMH, F. What “Gamification” is and what it’s not. European Journal of Contemporary Education, Sochi, v. 6, n. 2, p. 221-228, 2017. DOI: https://doi.org/10.13187/ejced.2017.2.221

ELLIS, W. F.; MCALEER, B.; SZAKAS, J. S. Internet Addiction Risk in the Academic Environment. Information Systems Education Journal, Canyon, v. 13, n. 5, p. 100-105, 2015. Available: https://isedj.org/2015-13/n5/ISEDJv13n5p100.html. Access: 14 Dec. 2021.

EMEL'YANENKO, V. D.; VETOSHKO, A. N.; MALINNIKOV, S. G.; ZOLOTAREV, A. V.; MATAKOV, K. A. The Internet and spiritual life of a person within the belief-value framework. Opcion, v. 34, n. 85, p. 1675-1703, 2018.

FIRAT, M. Multitasking Or Continuous Partial Attention: A Critical Bottleneck For Digital Natives. Turkish Online Journal of Distance Education, Eskisehir, v. 14, n. 1, p. 266-272, 2013. Available: https://dergipark.org.tr/en/pub/tojde/issue/16895/176031. Access: 14 Dec. 2021.

IOYLEVA, G. V. Soznanie v sfere informatizacii obŝestva [Consciousness in the sphere of society informatization]. Vestnik Severnogo (Arktičeskogo) federalʹnogo universiteta. Serija: Gumanitarnye i socialʹnye nauki [Bulletin of the Northern (Arctic) Federal University. Series: Humanities and Social Sciences], Arkhangelsk, n. 4, p. 36-41, 2014.

JACKSON, M. Distracted: The Erosion of Attention and the Coming Dark Age. Buffalo: Prometheus Books, 2009.

KATRECHKO, S. L. Specifics of philosophical discourse. In: SURKOVA, L. V.; YAKOVLEV, V. A. (eds.). Filosofija v sovremennom mire. Opyt filosofskogo diskursa [Philosophy in the modern world: the experience of philosophical discourse]. Moscow: Maks-Press, 2003. p. 230-233.

KURZWEIL, R. How to Create a Mind: The Secret of Human Thought Revealed. New York: Viking Penguin, 2012.

LAVROV, O. A. What is knowledge? Is training a transfer of knowledge? What is E-knowledge? Is E-learning the transmission of E-knowledge? Educational Technology and Society, v. 6, n. 3, p. 91-96, 2003.

LOHR, S. Slow Down, Brave Multitasker and Don’t Read This in Traffic. The New York Times, 25 Mar. 2007. Available: http://www.nytimes.com/2007/03/25/business/25multi.html?pagewanted=all&_r=0. Access: 10 Jun. 2018.

LUCHINKINA, A. I. Specifics of the Internet users’ worldview. Problems of Modern Pedagogical Education, n. 51-1, p. 311-317, 2016.

MESHCHERYAKOV, V. N. Knowledge. Information. Internet (Pain points of humanitarian education). Science to Industry and Service, n. 5-2, p. 335-336, 2010.

NIKITINA, E. A. Problema sub”ektnosti v intellektualʹnoj robototehnike [The problem of subjectivity in intelligent robotics]. Filosofskie problemy informacionnyh tehnologij i kiberprostranstva [Philosophical Problems of Information Technology and Cyberspace], Pyatigorsk, v. 12, n. 2, p. 31-39, 2016. DOI: https://doi.org/10.17726/philIT.2016.12.2.3

PALFREY, J.; GASSER, U. Born Digital: Understanding the First Generation of Digital Natives. New York: Basic Books, 2008.

PARISER, E. Za stenoj filʹtrov. Čto Internet skryvaet ot vas [The Filter Bubble: What the Internet is hiding from you]. Moscow: Alpina Business Books, 2012.

POLZAVSVRED. Čem polezen internet — polʹza i vred vsemirnoj pautiny [Why the Internet is useful—the benefits and harms of the World Wide Web]. ca. 2021. Available: https://polzavsvred.ru/uncategorized/polza-interneta.html. Access: 21 Jul. 2021.

ROSEN, L. D. Me, MySpace, and I: Parenting the Net Generation. New York: St. Martin’s Press, 2007.

SHAPOVALOVA, I. S. Vlijanie internet-kommunikacij na povedenie i intellektualʹnoe razvitie molodeži [Internet-communications impact of behavior and intellectual development of young people]. Sotsiologicheskie issledovaniya [Sociological Studies], Moscow, n. 4, p. 148-151, 2015a. Available: http://socis.isras.ru/en/article.html?id=5202. Access: 14 Dec. 2021.

SHAPOVALOVA, I. S. Information sphere as a modern priority of human environment. Scientific Journal of Belgorod State University. Series: Philosophy. Sociology. Law, v. 20, n. 217, p. 30-42, 2015b.

SHIRKY, C. Cognitive Surplus: Creativity and Generosity in a Connected Age. New York: Penguin Books, 2010.

SMALL, G.; VORGAN, G. iBrain. Surviving the technological alteration of the modern mind. New York: Harper Collins, 2008.

YELIAKOV, A. D. Blago i zlo: žgučij paradoks Interneta [Good and evil: the burning paradox of the internet]. Filosofija i obŝestvo [Philosophy and Society], n. 2, p. 58-76, 2011.

INFORMATSIYA i Znaniye [INFORMATION and Knowledge]. Jun. 28, 2013. Available: https://naturalworld.guru/%20%20article_informaciya-i-znanie.htm. Access: June 21, 2021.

Publicado

21-12-2021

Como Citar

EMEL’YANENKO, V. D.; VETOSHKO, A. N.; ZOLOTAREV, A. V.; MATAKOV, K. A.; MALASHENKO, I. V. Processo educacional na internet: a dialética do conhecimento e da informação. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 32, n. 00, p. e021006, 2021. DOI: 10.32930/nuances.v32i00.9119. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/9119. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.