Determinantes sociais e psicológicos de estados depressivos em estudantes do segundo grau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v32i00.9207

Palavras-chave:

Depressão no adolescente, Determinantes dos estados depressivos, Autoatualização da personalidade, Prevenção de estados depressivos, Isolação social

Resumo

O objetivo do estudo é determinar como a demanda por autorrealização, nível de desenvolvimento e satisfação, combinados com o grau de isolamento social dos adolescentes, afeta seu risco de depressão. Foram pesquisados 600 adolescentes de 15 a 16 anos (amostra aleatória, 320 meninas e 280 meninos). Foi revelado um alto nível de correlação positiva entre os indicadores de autoestima de isolamento social dos adolescentes e a gravidade de seus estados depressivos, bem como uma correlação negativa dos estados depressivos com indicadores do nível de sua autorrealização. O estudo mostrou que a exclusão social pode ser causa e consequência de vários estados depressivos. Este estudo confirmou a importância de examinar a tendência dos adolescentes a apresentarem depressão, sendo essencial levar em conta mesmo níveis baixos de depressão.

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Biografia do Autor

Tatiana Bonkalo, Research Institute of Healthcare Organization and Medical Management of the Moscow Department of Healthcare, Moscow – Russia. Kuban State University, Krasnodar – Russia.

Associate Professor.

Lyudmila Senkevich, Russian State Social University, Moscow – Russia.

Associate Professor.

Angela Romanova, Russian State Social University, Moscow

Associate Professor.

Maria Kovaleva, Moscow State University of Technology and Management named after K.G. Razumovsky, Moscow

Associate Professor.

Anton Karpinsky, Russian University of Transport, Moscow

Associate Professor.

Nadezhda Karpinskaya, Moscow State Technical University of Civil Aviation, Moscow

Associate Professor.

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Publicado

21-12-2021

Como Citar

BONKALO, T.; SENKEVICH, L.; ROMANOVA, A.; KOVALEVA, M.; KARPINSKY, A.; KARPINSKAYA, N. Determinantes sociais e psicológicos de estados depressivos em estudantes do segundo grau. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 32, n. 00, p. e021019, 2021. DOI: 10.32930/nuances.v32i00.9207. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/9207. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua