O ensino de geometria com base no sistema de conceitos geométricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v33i00.9535

Palavras-chave:

Teoria Histórico-Cultural, Atividade Orientadora de Ensino, Sistema de conceitos geométricos

Resumo

O presente artigo é resultado da investigação realizada no doutorado, que teve como objeto a organização do ensino de geometria nos anos iniciais de escolarização, com o intuito buscarmos subsídios teóricos-metodológicos com vistas a superar a concepção de ensino presente nas práticas dos professores que lecionam nesta etapa de ensino, em que se enfatiza, predominante, os aspectos empíricos dos conceitos geométricos. Neste texto, focalizamos em revelar a unidade essencial para o ensino de geometria, o significado de conceito e as generalizações teóricas como premissas para a formação do sistema de conceitos. Para tanto, utilizamos como base teórica e metodológica os princípios da Teoria Histórico-Cultural e os pressupostos da Atividade Orientadora de Ensino, por meio dos quais desvelaram que a unidade essencial para a sistematização dos conceitos geométricos se refere ao controle das variações das dimensões dos objetos e espaços. Concluímos afirmando que cada dimensão (comprimento, largura, altura/profundidade) representa uma grandeza que desencadeia as relações de comunalidade e generalidade entre os conceitos inferiores que, quando generalizados em uma categoria hierarquicamente distinta das demais, se tornam superiores, contribuindo para o desenvolvimento das bases do pensamento teórico dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Merly Ferreira, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação.

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá – PR – Brasil

Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Doutorado em Educação (USP).

Referências

ARAUJO, E. S. Atividade Orientadora de Ensino: princípios e práticas para a organização do ensino de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática, v. 8. n. 15, p. 123-146, 2019. DOI: 10.33871/22385800.2019.8.15.123-146. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/6127. Acesso em: 11 jun. 2022.

ASSUMPÇÃO, M. P. Que tipo de pensamento a escola tem desenvolvido nos educandos? Uma análise das tarefas escolares do eixo números e operações. 2018. 143 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2018.

CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais de matemática. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1984.

CEDRO, W. L.; MORETTI, V. D.; MORAES, S. P. G. Desdobramentos da Atividade Orientadora de Ensino para a organização do ensino e para a investigação sobre a atividade pedagógica. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. 431-452, 2019. DOI: 10.26512/lc.v24i0.21851. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21851. Acesso em: 11 jun. 2022.

DAVÍDOV, V. V. Tipos de generalización en la enseñanza. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1982.

DAVÍDOV, V. V. La Enseñanza Escolar y el Desarrollo Psíquico. Moscú: Editorial Progreso, 1988.

FERNANDES, F. Introdução. In: Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

FERREIRA, M. P. As bases para a organização do ensino de geometria: uma análise sobre as tarefas escolares. Orientadora: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes. 2017. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2017.

FERREIRA, M. P. Pressupostos teórico-metodológicos para o ensino dos conceitos geométricos nos anos iniciais de escolarização. Orientadora: Silvia Pereira Gonzaga de Moraes. 2022. 120 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2022.

FERREIRA, M. P. MORAES. S. P. G. de. Análise do sistema de conceito geométrico presente no livro didático do 4º ano do Ensino Fundamental. Educação Matemática Debate. v. 5, n. 11, p. 1-15, 2021.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Tradução de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1978.

KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Terra e Paz, 1976.

LANNER de MOURA, A. R. A medida e a criança pré-escolar. 1995. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1995.

LEONTIEV, A. N. Actividad, consciencia, personalidad. Havana: Editorial Pueblo y Educación, 1978.

LOCATELLI, S. C. O Ensino de Geometria: o que revelam as tarefas escolares? 2015. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2015.

LOCATELLI, S. C.; MORAES, S. P. G. What does school work reveal on the teachingof geometry in year 2 of the primary school?. International Journal for Research in Mathematics Educaction. v. 6, n. 2, p. 152-171, 2016.

MARX, K. Introdução. In: MARX, K. Para a Crítica da Economia Política. São Paulo: Abril Cultural, 1978.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. Tradução e introdução de Florestan Fernandes. 2. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MOURA, M. O. et al. A atividade orientadora de ensino: Unidade entre ensino e aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, n. 29, 2010. ISSN: 1518-3483. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1891/189114444012.pdf. Acesso em: 11 jun. 2022.

MOURA, M. O. et al. (org.). Atividades para o ensino de matemática nos anos iniciais da educação básica. Volume II: Medidas. Ribeirão Preto, SP: FFCLRP/USP, 2018.

MOURA, M. O.; ARAUJO, E. S.; SERRÃO, M. I. B. Atividade Orientadora de Ensino: fundamentos. Linhas Críticas, Brasília, v. 24, p. 339-358, 2018. DOI: 10.26512/lc.v24i0.19817; Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/19817/31574. Acesso em: 11 jun. 2022.

MOURA, M. O.; ARAUJO, E. S. Apresentação: Apresentar-se. Obutchénie. Revista De Didática E Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 293–309, 2020. DOI: 10.14393/OBv4n2.a2020-57481. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/57481. Acesso em: 11 jun. 2022.

MOURA, M. O. A construção do signo numérico em situação de ensino. 1992. 151 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1992.

MOYA, P. T. O movimento de organização do ensino pelo professor em atividade. 2020. 254 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2020.

ROSA NETO, E. Didática da Matemática. São Paulo: Editora Ática, 1988.

SANTOS, E. A. Tarefas escolares e as operações racionais: um estudo sobre a organização do ensino de matemática. 2020. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2020

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas III. 2. ed. Madrid: Centro de Publicaciones Del M.E.C. y Visor Distribuiciones, 2000.

VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas II. 2. ed. Madrid: Centro de Publicaciones Del M.E.C. y Visor Distribuciones, 2001.

WONG, W. Princípios de forma e desenho. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

Publicado

31-12-2022

Como Citar

FERREIRA, M.; GONZAGA DE MORAES, S. P. O ensino de geometria com base no sistema de conceitos geométricos. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 33, n. 00, p. e022030, 2022. DOI: 10.32930/nuances.v33i00.9535. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/9535. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua