Construção de uma maquete didática e aplicação no ensino de conteúdos geográficos
DOI:
https://doi.org/10.35416/geoatos.2021.7673Resumen
Diante da dificuldade de se trabalhar alguns assuntos geográficos, o professor é estimulado a buscar recursos didáticos que possibilitem o aluno visualizar determinado conteúdo na prática, propiciando uma maior e melhor aprendizagem. Embora a maquete seja um destes recursos, poucos trabalhos apresentam detalhes para sua construção e de que forma ela pode ser melhor utilizada no ensino. Este trabalho objetivou auxiliar os professores de Geografia e áreas correlatas apresentando, detalhadamente, a construção de uma maquete didática representativa da bacia hidrográfica do Arroio dos Kaster, localizada no município de Pelotas-RS, e como ela pode ser utilizada na abordagem de conteúdos geográficos para os diferentes níveis de ensino. Espera-se que este material auxilie os professores na construção de maquetes didáticas e forneça subsídios de como elas podem ser melhor utilizadas no ensino de Geografia e áreas correlatas.
Descargas
Citas
BITAR, J. C. M.; SOUSA, C. L. A geografia e o uso da linguagem cartográfica na educação básica. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO e ENCONTRO SUL BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 9 e 3, 2009, Paraná, 26 a 29 de outubro de 2009, 13p. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/cd2009/pdf/2290_1356.pdf. Acesso em: 17 maio 2021.
CÂMARA, C. F.; BARBOSA, M. E. S. Abordagem cartográfica no ensino de Geografia: Reflexões para o ensino fundamental. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 5, p. 31-53, 2012.
CAVALCANTE, M. B. Projeto viagens à natureza: O uso da maquete na construção do saber geográfico. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 197-207, 2014.
COSTA, A. O. da; CARVALHO, S. A. M. O uso de maquete como instrumento no Ensino de Geografia. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO PESQUISA E GESTÃO, 5, 2013, Ponta Grossa-PR, 2013, 10p.
COSTA, F. R. da; LIMA, F. A. F. A linguagem cartográfica e o ensino-aprendizagem da Geografia: algumas reflexões. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 16, n. 2, p. 105-116, 2012.
FARIAS, M. B. S.; COSTA, F. R. da. O ensino da cartografia no nível fundamental: Um estudo de caso na escola municipal Edilton Fernandes e na escola estadual padre Bernardino Fernandes em Marcelino Vieira-RN. GEOTemas, Pau dos Ferros-RN, v. 2, n. 2, p.35-53, 2012.
FONSECA, S. M. da; MENDONÇA, G. L.; SANTOS, D. C. dos; CARDOSO, V. F. Ensino de Geografia: uso e aplicação de oficina de cartografia enfatizando as formas de orientação. Geografia Ensino & Pesquisa, v. 17, n. 2, p. 147-156, 2013.
GOMES, M. F. V. B. Paraná em relevo: Proposta pedagógica para construção de maquetes. Geografia Revista do Departamento de Geociências, Londrina-PR, v. 14, n. 1, p. 207-216, 2005
GONDIM, L. B.; DIAS, R. H. L.; MUNIZ, A. M. V. O uso da maquete e das revistas em quadrinhos no ensino de Geografia. Revista Eletrônica Geoaraguaia, Barra do Garças-MT, v. 3, n. 2, p. 46-55, 2013.
LOCH, R. E. N.; FUCKNER, M.A. Panorama do ensino de cartografia em Santa Catarina: os saberes e as dificuldades dos professores de Geografia. Geosul, Florianópolis-SC, v. 20, n. 40, p.105-128, 2005.
LUZ, R. M. D. da; BRISKI, S. J. Aplicação didática para o ensino da geografia através da construção e utilização de maquetes. Revista Geográfica de América Central, Costa Rica, Número Especial EGAL, p. 1-20, 2011.
OLIVEIRA, B. R. de; MALANSKI, L. M. O uso da maquete no ensino de Geografia. Extensão em Foco, Curitiba-PR, n. 2, p. 181-189, 2008.
PEREIRA, M. V. P. (et al). A comunicação através da arte: construção da maquete da serra do espinhaço meridional como recurso interdisciplinar e didático. Revista Territorium Terram, São João Del Rei - MG, v. 1, n. 2, p. 65-80, 2013/2014.
PISSINATI, M. C.; ARCHELA, R. S. Fundamentos da alfabetização cartográfica no ensino de Geografia. Geografia, Londrina-PR, v. 16, n. 1, p. 169-195, 2007.
SANTOS, C. A maquete da baixada santista no ensino de Geografia: teoria e prática. Revela, n. 6, p. 1-15, 2009/2010.
SANTOS, M. S.; DUARTE, G. S.; ROSA, O. O uso de maquetes no ensino aprendizagem em Geografia. Enciclopédia Biosfera, Goiânia-GO, v. 11, n. 20, p. 620-625, 2015.
SILVA, V. da; MUNIZ, A. M. V. A geografia escolar e os recursos didáticos: o uso das maquetes no ensino-aprendizagem da geografia. Geosaberes, Fortaleza-CE, v. 3, n. 5, p. 62-68, 2012.
SIMIELLI, M. E. R.; GIRARDI, G.; MORONE, R. Maquete de relevo: um recurso didático tridimensional. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo-SP, n. 87, p. 131-148, 2007.
SIMIELLI et al. Do plano ao tridimensional: A maquete como recurso didático. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo-SP, n. 70, p. 5-22, 1992.
SOUSA, R. R. Oficina de maquete de relevo: um recurso didático. Terrae Didatica, v. 10, p. 22-28, 2014.
URBANCK, L. F. Maquetes como recurso didático no ensino de geografia: Relato de experiência no Colégio Estadual Teotônio Vilela em Campina do Simão-PR. ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE GEOGRAFIA, 8, 2015, Catalão-GO, 9 a 12 de outubro de 2015, 11p. Disponível em: http://www.falaprofessor2015.agb.org.br/resources/anais/5/1441069848_ARQUIVO_MAQUETESCOMORECURSODIDATICONOENSINODEGEOGRAFIARELATODEEXPERIENCIANOCOLEGIOESTADUALTEOTONIOVILELA.pdf. Acesso em: 21 maio 2021.