DESCOMPASSOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO BRASILEIRO

Autores/as

  • Marcos Vinicius Francisco Unoeste

DOI:

https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2706

Palabras clave:

Formação de Professores em Educação Física, Pós-Graduação, Materialismo Histórico Dialético

Resumen

Por meio da revisão bibliográfica e da pesquisa documental procuramos analisar o processo de formação de professores em Educação Física no Brasil. Utilizamos como fonte de geração de dados a consulta dos Programas de Pós-Graduação da área de Educação Física cadastrados no diretório da CAPES, bem como consulta dos endereços eletrônicos de cada Programa, a fim de obter informações acerca do número de pesquisadores, linhas de pesquisa e áreas de concentração. Os dados foram analisados com base no referencial epistemológico do Método do Materialismo Histórico Dialético. Os resultados apontam que é reduzida a quantidade de pesquisadores que investigam o processo de formação de professores em Educação Física. Tal descompasso não é apenas quantitativo, também se refere à ausência de consistência epistemológica nas problematizações de sua produção.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2706

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-01-22

Cómo citar

FRANCISCO, M. V. DESCOMPASSOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO BRASILEIRO. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 195–214, 2014. DOI: 10.14572/nuances.v24i3.2706. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/2706. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos - FLUXO CONTÍNUO