DESCOMPASSOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO CONTEXTO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.14572/nuances.v24i3.2706Palavras-chave:
Formação de Professores em Educação Física, Pós-Graduação, Materialismo Histórico DialéticoResumo
Por meio da revisão bibliográfica e da pesquisa documental procuramos analisar o processo de formação de professores em Educação Física no Brasil. Utilizamos como fonte de geração de dados a consulta dos Programas de Pós-Graduação da área de Educação Física cadastrados no diretório da CAPES, bem como consulta dos endereços eletrônicos de cada Programa, a fim de obter informações acerca do número de pesquisadores, linhas de pesquisa e áreas de concentração. Os dados foram analisados com base no referencial epistemológico do Método do Materialismo Histórico Dialético. Os resultados apontam que é reduzida a quantidade de pesquisadores que investigam o processo de formação de professores em Educação Física. Tal descompasso não é apenas quantitativo, também se refere à ausência de consistência epistemológica nas problematizações de sua produção.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.