O RAP como meio transformador na educação

tematizando rap em uma escola pública do município do Rio de Janeiro

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10810

Mots-clés :

RAP, Educação antirracista, Poesia, Educação Básica

Résumé

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola do município do Rio de Janeiro, localizada na zona norte no bairro de Irajá, ela foi desenvolvida pelos integrantes de um Programa de Educação Tutorial (PET) e pesquisadores, ela ocorre no âmbito do laboratório de Pesquisa em Movimentos Sociais, Desigualdades e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN-UFRJ). A pesquisa-ação, utilizando oficinas, visou o desenvolvimento da educação antirracista. A dinâmica usada pelos pesquisadores foi a interpretação de temas emergentes que dialogam com o Rap, uma das vertentes que se inserem no meio da cultura Hip-Hop. As oficinas foram realizadas em 2023, com alunos do 3° e 4° Ensino Fundamental. Podemos concluir que a utilização da música, especialmente por meio de suas letras, proporcionou um debate com grande potencial para promover valores como respeito, diversidade, raça e comunidade, servindo, assim, como uma atividade de viés escolar antirracista.

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Bibliographies de l'auteur

José Jairo Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Professor Titular da UFRJ e Permanente dos programas de Pós-graduação em Educação e de História Comparada (UFRJ). Professor Visitante da Universidade de Aveiro, Portugal. Pós-doutorando em Educação da Universidade Federal do Pará

Marco Aurelio Dias Vieira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Movimentos sociais. Licenciando de Educação Física da UFRJ.

Ruan Mascarenhas Gorni, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Movimentos sociais. Licenciando em Letras da UFRJ.

Nayara da Silva dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Movimentos sociais. Graduanda em Pedagogia da UFRJ.

Nathália da Silva dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) – Movimentos sociais. Graduanda em Pedagogia da UFRJ.

Claudio Aroldo da Paixão Medeiros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Professor do Ensino Básico. Doutor em Educação (UFRJ).

Shirleia dos Santos Peixoto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (SME-RJ), Rio de Janeiro – Rio de Janeiro (RJ) – Brasil. Professora ao Ensino Básico. Doutoranda em Educação (UFRJ).

Références

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Publiée

2024-12-30

Comment citer

VIEIRA, J. J.; VIEIRA, M. A. D.; GORNI, R. M.; SANTOS, N. da S. dos; SANTOS, N. da S. dos; MEDEIROS, C. A. da P.; PEIXOTO, S. dos S. O RAP como meio transformador na educação: tematizando rap em uma escola pública do município do Rio de Janeiro. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024020, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10810. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/10810. Acesso em: 18 janv. 2025.

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