O RAP como meio transformador na educação
tematizando rap em uma escola pública do município do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10810Palavras-chave:
RAP, Educação antirracista, Poesia, Educação BásicaResumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola do município do Rio de Janeiro, localizada na zona norte no bairro de Irajá, ela foi desenvolvida pelos integrantes de um Programa de Educação Tutorial (PET) e pesquisadores, ela ocorre no âmbito do laboratório de Pesquisa em Movimentos Sociais, Desigualdades e Diversidade de Corpo, Raça e Gênero (LADECORGEN-UFRJ). A pesquisa-ação, utilizando oficinas, visou o desenvolvimento da educação antirracista. A dinâmica usada pelos pesquisadores foi a interpretação de temas emergentes que dialogam com o Rap, uma das vertentes que se inserem no meio da cultura Hip-Hop. As oficinas foram realizadas em 2023, com alunos do 3° e 4° Ensino Fundamental. Podemos concluir que a utilização da música, especialmente por meio de suas letras, proporcionou um debate com grande potencial para promover valores como respeito, diversidade, raça e comunidade, servindo, assim, como uma atividade de viés escolar antirracista.
Downloads
Referências
CANDAU, V. Didática: Didática novamente em questão: fazeres-saberes pedagógicos em diálogos, insurgências e políticas. In: CANDAU, V.; CRUZ, G. B.; FERNANDES, C. Didática e fazeres-saberes pedagógicos: diálogos, insurgências e políticas. Petrópolis: Vozes, 2020.
COSTA, T. T.; QUEIROZ, M. V. O.; MUNIZ, E. A. Racismo e formação da subjetividade da pessoa negra: Antecedentes históricos e perspectivas da educação escolar. DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação, Araraquara, v. 25, n. 00, p. e024004, 2024. DOI: 10.30715/doxa.v25i00.17976. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/17976. Acesso em: 15 jul. 2024.
BESSA, B. Poesia que transforma. Rio de Janeiro: Sextante, 2018.
FERREIRA, E. S.; VIEIRA, J. J. Infância e Microações Afirmativas em Contextos Significativos. Educação e Realidade Edição eletrônica, Porto Alegre, RS, v. 46, p. 1-17, 2021. DOI: 10.1590/2175-6236107778. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/FtRkKbYcpHpfKY9ZHpcyRQR/?lang=pt. Acesso em: 15 jul. 2024.
KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MILAGRES, A. O.; PEIXOTO, S. S.; VIEIRA, J. J. Pedagogias decoloniais: diálogos, discussões e reflexões insurgentes para (des/re)construções de fazeres e saberes na educação. Peer Review, [S.I.], v. 5, p. 118-138, 2023. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/368867906_Pedagogias_decoloniais_dialogos_discussoes_e_reflexoes_insurgentes_para_desreconstrucoes_de_fazeres_e_saberes_na_educacao. Acesso em: 15 jul. 2024.
PEREIRA MOTA, M. E.; SANTOS CRUZ, J. A. Mapeamento Sistemático da literatura sobre a Lei 10.639/03, do Parecer CNE/CP 3/2004 e seus impactos insatisfatórios na BNCC. Revista @mbienteeducação, São Paulo, v. 16, n. 00, p. e023006, 2023. DOI: 10.26843/ae.v16i00.1244 . Disponível em: https://ouci.dntb.gov.ua/en/works/45vjNajl/. Acesso em: 15 jul. 2024.
RACIONAIS MC`S. Negro Dama. Música, 1997. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=o50J2xg8-sU. Acesso em: 15 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nuances: Estudos sobre Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Atribuição-NãoComercial
CC BY-NC
Esta licença permite que outros remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho para fins não comerciais, e embora os novos trabalhos tenham de lhe atribuir o devido crédito e não possam ser usados para fins comerciais, os usuários não têm de licenciar esses trabalhos derivados sob os mesmos termos.