AS ESCOLAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA

Auteurs

  • Michel Born

DOI :

https://doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3817

Mots-clés :

Escola e sociedade, Jovens e exclusão social, Marginalização

Résumé

Todas as sociedades e todos os países, mesmo aqueles economicamente mais favorecidos identificam um grande numero de jovens em situação de exclusão social, sem uma oportunidade real de encontrar um lugar reconhecido na sociedade. Esses jovens vivenciam formas de marginalização e carências no plano identitário, social e escolar e não compreendem a importância da sua formação e não derem aos métodos voltados a esse objetivo que lhe são propostos. Além disso a escola acaba contribuindo para que os jovens vejam a sociedade como um lugar hostil e difícil para se viver em decorrência da violência nela presente. O estudo foi realizado em 38 escolas de uma comunidade francesa da Bélgica com 4985 alunos em idade de 12 a 18 anos e possibilitou tais conclusões acerca da situação do jovens pesquisados.

http://dx.doi.org/10.14572/nuances.v26i1.3817

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Publiée

2015-09-22

Comment citer

BORN, M. AS ESCOLAS NA CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS HUMANA. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 1, p. 42–49, 2015. DOI: 10.14572/nuances.v26i1.3817. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/3817. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê