Uma experiência de ensino de literatura

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.8472

Mots-clés :

Ensino de Literatura, Ensino Superior, Leitura

Résumé

O registro de uma experiência de ensino de literatura no ensino superior em uma instituição privada apresenta os obstáculos e dilemas que interferem na formação profissional de futuros professores. A necessidade de aproximar o aluno do texto literário para que se efetive a experiência da leitura e promova a autonomia do leitor encontra novas perspectivas na abordagem da relação entre leitor e obra literária.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Renata Esteves, Universidade de São Paulo

Bacharelado em Letras (USP). Mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP). Doutorado em Literatura e Cultura Russa (USP).

Références

JOVER-FALEIROS, R. Sobre o prazer e o dever de ler: figurações de leitores e modelos de ensino de literatura. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (org.) Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

REZENDE, N. L. O ensino de literatura e a leitura literária. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (org.) Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

REZENDE, N. L. Literatura: desafios para o professor. Escrevendo o Futuro, 30 de agosto de 2017. Disponível em: https://www.escrevendoofuturo.org.br/conteudo/biblioteca/nossas-publicacoes/revista/artigos/artigo/2408/literatura-desafios-para-o-professor. Acesso em: 15 jul. 2023.

ROUXEL, A. Aspectos metodológicos do ensino da literatura. In: DALVI, M. A.; REZENDE, N. L.; JOVER-FALEIROS, R. (org.). Leitura de literatura na escola. São Paulo: Parábola, 2013.

TODOROV, T. A literatura em perigo. Trad. Caio Meira. Rio de Janeiro: Difel, 2009.

Publiée

2023-12-30

Comment citer

ESTEVES, R. Uma experiência de ensino de literatura. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 34, n. 00, p. e023015, 2023. DOI: 10.32930/nuances.v34i00.8472. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/8472. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Publicação Contínua