Educação Infantil para a América Latina sob a ótica do "desenvolver a primeira infância" do Banco Mundial
DOI:
https://doi.org/10.32930/nuances.v34i00.10251Palavras-chave:
Políticas Educacionais, Banco Mundial, DPI, Educação Infantil, América LatinaResumo
Este estudo busca analisar de forma crítica a Educação Infantil na América Latina sob a ótica do "Desenvolver A Primeira Infância" (DPI) do Banco Mundial. Mediante uma abordagem qualitativa, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com base prioritária de dados dos documentos do Banco Mundial – e de seus experts – nos últimos anos. O estudo revela de que maneira o Banco tem como agenda o DPI a partir de programas sociais e educacionais para o desenvolvimento econômico e a (re)produção de capital humano futuro, fortalecida pelo discurso da neurociência. Para isso, os documentos manifestam o como desenvolver esses programas legitimados de boas práticas de educação, nutrição e saúde, descentralizadas e em multinível, ou seja, em práticas intersetoriais com alianças com o setor privado. Por fim, ao contrário da perspectiva do Banco, defende-se que é fundamental Desenvolver a Primeira Infância pautada em uma perspectiva crítica, emancipatória e decolonial.
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