O uso do solo como atividade de inclusão e aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35416/2024.9600

Palavras-chave:

Deficientes visuais, Materiais didáticos táteis, Habilidades sensoriais, Morfologia do solo, Educação em solos

Resumo

A inclusão de alunos com alguma deficiência no ensino e sua aprendizagem são alguns dos desafios enfrentados por professores e alunos. Este trabalho objetivou propor algumas atividades para inclusão de pessoas com deficiência visual, utilizando o solo para o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem. Propõe-se uma aula prática de campo ou adaptada para a sala de aula, para que todos os alunos, deficientes visuais ou não, possam realizar a análise morfológica do solo. Alguns materiais devem ser preparados para o aluno deficiente visual antes da aula prática, para que ele possa perceber e entender algumas características do solo. Ao final, pode-se levantar uma discussão em sala de aula sobre assuntos relacionados ao solo e presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Geografia e nos livros didáticos.

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Biografia do Autor

Luis Eduardo Akiyoshi Sanches Suzuki, Universidade Federal de Pelotas

Professor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Engenharia Hídrica

Fabrício de Araújo Pedron, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Engenharia Hídrica.

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

SUZUKI, L. E. A. S.; PEDRON, F. de A. O uso do solo como atividade de inclusão e aprendizagem. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 8, n. 1, p. e024008, 2024. DOI: 10.35416/2024.9600. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/geografiaematos/article/view/9600. Acesso em: 18 jan. 2025.

Edição

Seção

Artigos