O O USO DO SOLO COMO ATIVIDADE DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.35416/2024.9600

Mots-clés :

Deficientes visuais, Materiais didáticos táteis, Habilidades sensoriais, Morfologia do solo, Educação em solos

Résumé

A inclusão de alunos com alguma deficiência no ensino e sua aprendizagem são alguns dos desafios enfrentados por professores e alunos. Este trabalho objetivou propor algumas atividades para inclusão de pessoas com deficiência visual, utilizando o solo para o desenvolvimento de habilidades e aprendizagem. Propõe-se uma aula prática de campo ou adaptada para a sala de aula, para que todos os alunos, deficientes visuais ou não, possam realizar a análise morfológica do solo. Alguns materiais devem ser preparados para o aluno deficiente visual antes da aula prática, para que ele possa perceber e entender algumas características do solo. Ao final, pode-se levantar uma discussão em sala de aula sobre assuntos relacionados ao solo e presentes nos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Geografia e nos livros didáticos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Fabrício de Araújo Pedron, Universidade Federal de Santa Maria

Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM (2002), com graduação sanduiche na Michigan State University - MSU/USA (1998-1999), Mestre, Doutor e Pós-Doutor em Ciência do Solo pela UFSM (2005).

Atualmente é Professor do Departamento de Solos da UFSM.

Références

ALMEIDA, T. S.; ARAÚJO, F. V. Diferenças experienciais entre pessoas com cegueira congênita e adquirida: uma breve apreciação. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, Ano 1, v. 1, n.3, jun, 2013. 21p. https://doi.org/10.16891/24

AMOROSO, S. R. B. Inclusão do deficiente no ensino superior: uma perspectiva para a inclusão social. Humanidades & Tecnologia em Revista (FINOM), Ano XIII, v. 15, 2019. 22 p. http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/562

ANDRADE, R. M. Cartografia e deficiência visual experiências no Colégio Pedro II. Giramundo, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 82-87, 2014. http://dx.doi.org/10.33025/grgcp2.v1i1.10

AZEVEDO, A. C. de; DALMOLIN, R. S. D. Solos e ambiente: Uma introdução. Santa Maria: Editora Pallotti, 2004. 100p.

BECKERS, I. E.; PEREIRA, J. L. C.; TROGELLO, A. G. O processo de ensino-aprendizagem de Ciências em turmas com alunos deficientes visuais: percepções de professores. Revista Educação Especial, Santa Maria, v. 27, n. 48, p. 127-140, 2014. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X6250

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (Estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União, 07 jul. 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 30 maio 2022.

BRASIL. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros curriculares nacionais: geografia /Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf. Acesso em: 30 maio 2022.

CAMARGO, E. P. Inclusão social, educação inclusiva e educação especial: enlaces e desenlaces. Ciência & Educação, Bauru, v. 23, n. 1, p. 1-6, 2017. https://doi.org/10.1590/1516-731320170010001

CUSTÓDIO, G. A.; NOGUEIRA, R. E. O aporte da cartografia tátil no ensino de conceitos cartográficos para alunos com deficiência visual. Revista Brasileira de Cartografia, Rio de Janeiro, n. 63/4, p. 757-772, 2014. http://www.seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44680

GIL, M. (Org.). Deficiência visual. Brasília: MEC. Secretaria de Educação a Distância, 2000. 80p. (Cadernos da TV Escola. 1). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/deficienciavisual.pdf. Acesso em: 26 nov. 2021.

MARQUES, N. P. A deficiência visual e a aprendizagem da química: reflexões durante o planejamento e a elaboração de materiais didáticos táteis. 2018. 120 f. Mestrado profissional (Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/24246. Acesso em: 30 maio 2022.

PERUSI, M. C.; SENA, C. C. R. G. Educação em solos, educação ambiental inclusiva e formação continuada de professores: múltiplos aspectos do saber geográfico. Entre-Lugar, Dourados, ano 3, n. 6, p. 153 - 164, 2012. https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/entre-lugar/article/view/2452

PIRES, D. M.; SAMPAIO, A. A. M. Estudantes com deficiência mental e o ensino de geografia. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 36, p. 181 – 194, 2010. https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/16169

PRADO, E.; SILVA, M. C. R. F. da. Das leis da inclusão social à concretização de direitos: dilemas vivenciados numa escola pública de educação básica. Revista Educação, Artes e Inclusão, v. 13, n. 2, p. 199-219, 2017. https://doi.org/10.5965/1984317813022017199

ROCHA, A. B. O. O papel do professor na educação inclusiva. Ensaios Pedagógicos, v. 7, n. 2, p. 1-11, 2017. https://www.opet.com.br/faculdade/revista-pedagogia/pdf/n14/n14-artigo-1-O-PAPEL-DO-PROFESSOR-NA-EDUCACAO-INCLUSIVA.pdf

SANTOS, R. D. dos; SANTOS, H. G. dos; KER, J. C.; ANJOS, L. H. C. dos; SHIMIZU, S. H. Manual de descrição e coleta de solo no campo. 7. ed. revista e ampliada. Viçosa: Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, 2015. 102p.

SILVA, A. P. M.; ARRUDA, A. L. M. M. O papel do professor diante da inclusão escolar. Revista Eletrônica Saberes da Educação, v. 5, n. 1, 2014. 29 p. https://docs.uninove.br/arte/fac/publicacoes_pdf/educacao/v5_n1_2014/Ana_Paula.pdf

SILVA, E. N.; SALGADO, A. H. I. O ensino de ciências para alunos com deficiência visual. Estariam os professores capacitados para lidar com esse público? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 11., 2017, Florianópolis. Anais. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina, 2017. p. 1-10.

SUZUKI, L. E. A. S.; DIAS, L. C.; REHBEIN, M. O.; CORRÊA, E. A. O ensino de solos nos diferentes níveis de educação em Geografia. Revista Geonorte, v. 11, n. 37, p. 01-21, 2020. https://doi.org/10.21170/geonorte.2020.V.11.N.37.01.21

SUZUKI, L. E. A. S.; SCHEUNEMANN, G.; SPIRONELLO, R. L. Construção de uma maquete didática e aplicação no ensino de conteúdos geográficos. Geoatos: Revista Geografia em Atos, v. 5, p. 1-22, 2021. https://doi.org/10.35416/geoatos.2021.7673

Publiée

2024-08-28

Comment citer

SANCHES SUZUKI, L. E. A.; DE ARAÚJO PEDRON, F. O O USO DO SOLO COMO ATIVIDADE DE INCLUSÃO E APRENDIZAGEM. Geografia em Atos (Online), Presidente Prudente, v. 8, n. 1, p. e024008, 2024. DOI: 10.35416/2024.9600. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/geografiaematos/article/view/9600. Acesso em: 25 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice