Da base legal à prática cotidiana

O que indicam as pesquisas relacionadas à inclusão no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10620

Palavras-chave:

Educação especial, Inclusão, Ensino superior

Resumo

Este artigo apresenta um estudo do tipo Estado do Conhecimento sobre processos de inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, e tem o objetivo de mapear as produções científicas que tenham centralidade nessa temática. O estudo foi realizado com textos do tipo artigo científico publicados em uma base de dados nos últimos cinco anos, considerando as principais legislações que englobam a temática datam a partir de 2015. Compreendemos que os direitos sociais e educacionais de pessoas com deficiência têm ganhado representatividade no cenário nacional, sobretudo a partir do conjunto de políticas públicas.  No entanto, a análise dos textos indica recente tradição nos estudos nessa área. Embora haja evolução das discussões conceituais e teóricas, algumas problemáticas ainda fazem parte do cotidiano, como a falta de formação de professores para atuarem nesse processo inclusivo, bem como a necessidade de espaços que garantam a prática da intervenção psicopedagógica no ensino superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlei de Souza Corrêa, Centro Universitário de Brusque

Doutora em Educação – UNIVALI – Itajaí – SC. Docente no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Diego André Bridi, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutorando em Educação Básica. Docente nos cursos de Educação Física e Letras na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

Caroline Neris Bridi, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestra em Desenvolvimento e Sociedade – UNIARP. Docente do curso de Direito da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

Marcio Zancanaro, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade. Diretor do SENAC Joaçaba.

Referências

BELTRÃO, K. I.; Teixeira, M. de P.; SIMAS, H. S. Inclusion of students with disabilities in Brazilian tertiary Education. Ensaio: Avaliação E Políticas Públicas Em Educação, [S. l.], v. 31, n. 120, e0234164, 2023. DOI: 10.1590/S0104-40362023003104164.

BORDIEU, P. Razões e práticas: sobre a teoria de Ação. Tradução: Mariza Correia. Campinas, SP: [s. n.], 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 fev. 2024.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 4 jan. 2024.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidente da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 4 jan. 2024.

CABRAL, V. N. de.; ORLANDO, R. M.; MELETTI, S. M. F. O Retrato da Exclusão nas Universidades Brasileiras: os limites da inclusão. Educação & Realidade, [S. l.], v. 45, n. 4, e105412, 2020. DOI: 10.1590/2175-6236105412.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

MATOS, F. DIAS, R. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2017.

PEREIRA, R. R.; FACIOLA, R.A.; PONTES, F. A. R.; SILVA, S. S. da C. Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento. Revista Brasileira de Educação Especial, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 387–402, jul. 2020. DOI: DOI: 10.1590/1980-54702020v26e0087.

PEREIRA, R. R.; SILVA, S.S. da C.; FACIOLA, R. A.; PONTES, F. A. R.; RAMOS, M. F. H.; RAMOS, E. M. L. S. Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA. Psicologia: Ciência e Profissão, [S. l.], v. 39, e180093, 2019. DOI: DOI: 10.1590/1982-3703003180093.

SANTOS, M. A. R. dos.; SANTOS, C. A. F. dos.; SERIQUE, N. P.; LIMA, R. R. Estado da arte: aspectos históricos e fundamentos teórico-metodológicos. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 8, n. 17, ago. 2020. DOI: 10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.215.

SILVA, A. M.; CYMROT, R.; D'ANTINO, M. E. F. Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S. l.], v. 93, n. 235, p. 667-697, set. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/sC6nPJRJvjG9KCJdDYzWZPd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2024.

SILVA, A. P. P. N. da; SOUZA, R. T. de; VASCONCELLOS, V. M. R. de. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação. Porto Alegre, Porto Alegre, v. 43, n. 3, e37452, set. 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000300005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 4 abr. 2024.

SILVA, T. T. da; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Publicado

30-08-2024

Como Citar

CORRÊA, S. de S.; BRIDI, D. A.; BRIDI, C. N.; ZANCANARO, M. Da base legal à prática cotidiana: O que indicam as pesquisas relacionadas à inclusão no ensino superior. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024010, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10620. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/10620. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Publicação Contínua