Da base legal à prática cotidiana

O que indicam as pesquisas relacionadas à inclusão no ensino superior

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.32930/nuances.v35i00.10620

Mots-clés :

Educação especial, Inclusão, Ensino superior

Résumé

Este artigo apresenta um estudo do tipo Estado do Conhecimento sobre processos de inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, e tem o objetivo de mapear as produções científicas que tenham centralidade nessa temática. O estudo foi realizado com textos do tipo artigo científico publicados em uma base de dados nos últimos cinco anos, considerando as principais legislações que englobam a temática datam a partir de 2015. Compreendemos que os direitos sociais e educacionais de pessoas com deficiência têm ganhado representatividade no cenário nacional, sobretudo a partir do conjunto de políticas públicas.  No entanto, a análise dos textos indica recente tradição nos estudos nessa área. Embora haja evolução das discussões conceituais e teóricas, algumas problemáticas ainda fazem parte do cotidiano, como a falta de formação de professores para atuarem nesse processo inclusivo, bem como a necessidade de espaços que garantam a prática da intervenção psicopedagógica no ensino superior.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Shirlei de Souza Corrêa, Centro Universitário de Brusque

Doutora em Educação – UNIVALI – Itajaí – SC. Docente no Centro Universitário de Brusque – UNIFEBE.

Diego André Bridi, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Doutorando em Educação Básica. Docente nos cursos de Educação Física e Letras na Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

Caroline Neris Bridi, Universidade Alto Vale do Rio do Peixe

Mestra em Desenvolvimento e Sociedade – UNIARP. Docente do curso de Direito da Universidade Alto Vale do Rio do Peixe – UNIARP.

Marcio Zancanaro, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

Mestre em Desenvolvimento e Sociedade. Diretor do SENAC Joaçaba.

Références

BELTRÃO, K. I.; Teixeira, M. de P.; SIMAS, H. S. Inclusion of students with disabilities in Brazilian tertiary Education. Ensaio: Avaliação E Políticas Públicas Em Educação, [S. l.], v. 31, n. 120, e0234164, 2023. DOI: 10.1590/S0104-40362023003104164.

BORDIEU, P. Razões e práticas: sobre a teoria de Ação. Tradução: Mariza Correia. Campinas, SP: [s. n.], 2021.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 02 fev. 2024.

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: MEC, 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394compilado.htm. Acesso em: 4 jan. 2024.

BRASIL. Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidente da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 4 jan. 2024.

CABRAL, V. N. de.; ORLANDO, R. M.; MELETTI, S. M. F. O Retrato da Exclusão nas Universidades Brasileiras: os limites da inclusão. Educação & Realidade, [S. l.], v. 45, n. 4, e105412, 2020. DOI: 10.1590/2175-6236105412.

FOUCAULT, M. História da sexualidade: a vontade de saber. Tradução: Maria Thereza da Costa Albuquerque. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

MATOS, F. DIAS, R. Políticas públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2017.

PEREIRA, R. R.; FACIOLA, R.A.; PONTES, F. A. R.; SILVA, S. S. da C. Alunos com Deficiência na Universidade Federal do Pará: Dificuldades e Sugestões de Melhoramento. Revista Brasileira de Educação Especial, [S. l.], v. 26, n. 3, p. 387–402, jul. 2020. DOI: DOI: 10.1590/1980-54702020v26e0087.

PEREIRA, R. R.; SILVA, S.S. da C.; FACIOLA, R. A.; PONTES, F. A. R.; RAMOS, M. F. H.; RAMOS, E. M. L. S. Estresse e Características Resilientes em Alunos com Deficiência e TFE na UFPA. Psicologia: Ciência e Profissão, [S. l.], v. 39, e180093, 2019. DOI: DOI: 10.1590/1982-3703003180093.

SANTOS, M. A. R. dos.; SANTOS, C. A. F. dos.; SERIQUE, N. P.; LIMA, R. R. Estado da arte: aspectos históricos e fundamentos teórico-metodológicos. Revista Pesquisa Qualitativa, [S. l.], v. 8, n. 17, ago. 2020. DOI: 10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.215.

SILVA, A. M.; CYMROT, R.; D'ANTINO, M. E. F. Demandas de docentes do ensino superior para a formação de alunos com deficiência. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, [S. l.], v. 93, n. 235, p. 667-697, set. 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/sC6nPJRJvjG9KCJdDYzWZPd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 fev. 2024.

SILVA, A. P. P. N. da; SOUZA, R. T. de; VASCONCELLOS, V. M. R. de. O Estado da Arte ou o Estado do Conhecimento. Educação. Porto Alegre, Porto Alegre, v. 43, n. 3, e37452, set. 2020. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1981-25822020000300005&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 4 abr. 2024.

SILVA, T. T. da; HALL, S.; WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Publiée

2024-08-30

Comment citer

CORRÊA, S. de S.; BRIDI, D. A.; BRIDI, C. N.; ZANCANARO, M. Da base legal à prática cotidiana: O que indicam as pesquisas relacionadas à inclusão no ensino superior. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 35, n. 00, p. e024010, 2024. DOI: 10.32930/nuances.v35i00.10620. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br./index.php/Nuances/article/view/10620. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos Publicação Contínua